sexta-feira, 23 de março de 2018

Prova com gabarito - 2º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________ Nº ____  Turma: 2º ano: ____     

POLÍTICA COLONIAL Nas colônias o poder dos adelantados foi eliminado com a formação dos Vice-Reinos e posteriormente dos Capitães gerais. O território colonial foi dividido em quatro Vice-Reinos -- Nova Espanha, Peru, Rio da Prata, e Nova Granada -- e posteriormente foi redividido, surgindo as Capitanias Gerais, áreas consideradas estratégicas ou não colonizadas. Os Vice-Reis eram nomeados pelo Conselho das Índias e possuíam amplos poderes, apesar de estarem sujeitos à fiscalização das Audiências.

1. Audiências eram tribunais superiores que
A. (   ) Exerciam funções de justiça.
B. (   ) Exerciam funções militares.
C. (   ) exerciam funções fazendárias.
D. (   ) Regulamentavam o trabalho.

"As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptos para realizar trabalhos (...), durante um prazo determinado. Esses índios são compensados com certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados tipos de serviços." 

2. Esse trecho da obra de Sérgio Bagú, ECONOMIA DA SOCIEDADE COLONIAL, apresenta as condições de trabalho compulsório
A. (    ) Dos diversos grupos indígenas das áreas colonizadas por espanhóis e portugueses.
B (    ) Dos grupos indígenas das áreas espanholas submetidos à instituição da "mita".
C. (    ) Dos grupos indígenas das áreas portuguesas submetidas às regras da "guerra justa".
D. (    ) Dos grupos indígenas das áreas agrícolas de colonização espanhola submetidos ao regime de "encomienda".
E. (    ) Dos grupos indígenas das áreas portuguesas e espanholas originários das "missões" dos jesuítas.

3. Na América Colonial Espanhola, no século XVI, as populações nativas foram utilizadas em diversas relações de trabalho. Dentre essas, uma das mais rentáveis para a Coroa foi a que permitia aos espanhóis cobrarem tributos dos nativos em gêneros ou prestações de trabalhos nos campos. Essa forma de trabalho era denominada:
a) "Mita".
b) "Obrajes".
c) "Cabildos".
d) "Encomienda".
e) "Ayuntamientos". 

"Depois da conquista da América pelos espanhóis, ocorreu uma explosão populacional de gado, porcos, carneiros e cabras, os quais causaram grandes danos às plantações de milho indígenas, que não eram protegidas. As medidas tomadas pela população indígena eram, muitas vezes, ineficazes. Os conquistadores preferiam o gado. Bois e carneiros eram protegidos pela lei, pelos costumes e pelo sentimento espanhóis. As leis que protegiam a pecuária na Península Ibérica foram exportadas para o México e permitiam que o gado pastasse em propriedade alheia.

4. Os animais destruidores eram, afinal, propriedade dos vitoriosos; a agricultura, dos derrotados." 
A. Segundo o texto, por que a agricultura indígena foi prejudicada após a conquista da América?
Segundo o professor Kenneth Maxwell, a expansão da criação de bois, porcos, carneiros e cabras acabou por destruir plantações de milho dos indígenas, identificando a propriedade dos animais aos vencedores e as plantações aos vencidos.

B. Indique dois outros efeitos da conquista da América sobre as populações indígenas.
Perda da identidade cultural e decréscimo populacional indígena.

C. O que foi a "encomienda", utilizada pela colonização espanhola na América? resposta:
Trabalho indígena em troca de proteção e catequização.

5. No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:
A. (    ) Desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.
B. (     ) Contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
C. (     ) Eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
D. (    ) Dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.
E. (    ) Impôs o domínio político e econômico dos criollos.

6. Explique sucintamente os motivos que levaram os espanhóis a subjugarem as civilizações pré-colombianas, mesmo sendo numericamente inferiores.

R: A extrema violência empregada pelos espanhóis aos povos nativos americanos foi marcada pelo uso de potentes armas de fogo que eram desconhecidas por estas civilizações, além da utilização dos cavalos, animais desconhecidos em terras americanas naquela época. Havia ainda a propagação de doenças que matavam rapidamente os nativos quando entravam em contato com os espanhóis, já que eles desconheciam as doenças e não tinham imunidade a elas. Por fim, podemos citar o fato de os espanhóis utilizarem uma tática de divisão entre os povos indígenas, incentivando confrontos decorrentes de conflitos já existentes, o que os enfraqueciam perante os espanhóis.

7. A administração espanhola na América era bastante rígida; daí a criação de órgãos como a Casa de Contratação, cuja função era
A. (    ) Administrativa, pois a cada três anos realizava a Visitacion e fiscalizava a cristianização dos índios.
B. (    ) Presidir a Audiência, comandar as forças militares, controlar as minas e fiscalizar a cristianização dos índios.
C. (    ) Administrar estabelecimentos públicos, cobrar impostos e policiar a região.
D. (    ) Fiscalizar a entrada e a saída de riquezas da América, combatendo o contrabando.
E. (    ) Fazer leis coloniais, comandar os funcionários e servir de Tribunal.

8. É possível dizer que os primeiros cento e cinquenta anos da presença espanhola nas Américas foram marcados por grandes êxitos econômicos para a Coroa e para a minoria espanhola que participou diretamente da conquista. Um dos resultados do domínio espanhol foi:

A. (   ) O desenvolvimento da agricultura extensiva como atividade econômica principal.
B. (   ) O aumento da população indígena preexistente.
C (   ) A destruição de grande parte da população indígena preexistente.
D. (   ) O desenvolvimento de uma sociedade urbana e democrática.
E. (   ) Uma secundária atividade mineradora executada por escravos de origem africana.

9. Relacione:
I. Quinto
II. Sistema de capitação
III. Derrama
IV. Casas de Fundição

( II ) Cobrança que incidia sobre cada um dos escravos que eram propriedade do minerador.
( I ) Taxa de 20% cobrada sobre o total minerado de ouro , prata e diamantes.
( IV ) Local onde o ouro era transformado em barras e cobrado o quinto.
( III ) Cobrança forçada dos impostos atrasados por parte da coroa portuguesa.

10. Com a descoberta das minas de metais e pedras preciosas nos séculos XVII e XVIII, muitos colonos aventureiros de outras capitanias do Brasil dirigiram-se à Capitania de São Paulo, onde, à época, encontravam-se centros da mineração. A relação entre mineradores paulistas e aqueles que lá chegavam passou a ficar tensa na primeira década do século XVIII, fato que deu origem a um confronto sangrento conhecido como:
A. (   ) Guerra dos Emboabas
B. (   ) Guerra de Canudos
C. (   ) Revolta do Contestado
D. (   ) Guerra dos Tropeiros
E. (   ) Guerra do Distrito Diamantino

11. Podemos dizer que a economia mineradora do século XVIII, no Brasil:
A. (    ) Era escravocrata, rigidamente estratificada do ponto de vista social e tinha em seu topo uma classe proprietária bastante dependente do capital holandês.
B. (    ) Baseava-se na grande propriedade e na produção para exportação; estimulou o aparecimento das primeiras estradas de ferro e gerou a acumulação de capital posteriormente aplicado em indústrias.
C. (    ) Era voltada principalmente para as necessidades do mercado interno; utilizava o trabalho escravo e o livre; difundiu a pequena propriedade fundiária nas regiões interioranas do Brasil.
D. (    ) Estimulou o aparecimento de cidades e da classe média; estruturava-se na base do trabalho livre do colono imigrante e da pequena propriedade.
E. (    ) Era rigidamente controlada pelo estado; empregava o trabalho escravo mas permitia também o aparecimento de pequenos proprietários e trabalhadores independentes; acabou favorecendo, indiretamente, a acumulação capitalista que deu origem à Revolução Industrial inglesa.

12. Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que:
A. (    ) Atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.
B. (    ) A exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
C. (    ) A mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
D. (    ) O ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
E. (    ) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade. 

13. Leia com atenção o texto e a seguir:
"Eu a Rainha faço saber: Que devido ao grande número de fábricas e manufaturas, que desde alguns anos tem se difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuízo da cultura e da lavoura e da exploração das terras minerais daquele continente; porque havendo nele falta de população é evidente que quanto mais se multiplicar o número de fabricantes, mais diminuirá o de cultivadores e menos braços haverá... Hei por bem ordenar que todas as fábricas e manufaturas... (excetuando-se as que tecem fazendas grossas de algodão) sejam extintas e abolidas em qualquer parte dos meus domínios no Brasil." (Alvará de 5/1/1785.) No final do século XVIII, ampliam-se as restrições e proibições impostas pela metrópole portuguesa ao desenvolvimento das atividades econômicas na colônia. O texto reproduzido acima, baixado por D. Maria I, rainha de Portugal, contém aspectos dessa política de restrições.

A. Identifique a restrição central nele imposta;
O alvará de 1785 basicamente restringe a instalação de manufaturas no Brasil e obriga o fechamento das já existentes.

B. Destaque e comente um argumento usado no texto para justificar tal medida.
O principal argumento utilizado é a escassa mão-de-obra brasileira, que seria mais bem aproveitada na lavoura e na mineração. O argumento é falso, já que tanto a atividade mineradora quanto a lavoura tradicional (açucareira) encontravam-se em franca decadência. O verdadeiro interesse português era a necessidade de garantir o monopólio metropolitano sobre os manufaturados.

Resultado de imagem para derrama charge

14. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A população mineira não sabia o significado da Derrama, contudo, já tinham a consciência de que o movimento era completamente prejudicial à sociedade. Deve-se frisar que a derrama é a cobrança forçada dos impostos atrasados.

15. O ideário político de conteúdo liberal da Inconfidência Mineira apresentava algumas contradições, dentre elas:
A. (    ) Manutenção do regime de trabalho escravo.
B. (    ) Adoção de um regime político republicano.
C. (    ) Estabelecimento de uma Universidade em Vila Rica.
D. (    ) Separação e independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
E. (    ) Manutenção dos antigos privilégios concedidos às companhias de comércio

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