terça-feira, 28 de março de 2017

Prova com gabarito 8º Ano - E. E. Venceslau José da Silva

E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
CÓD.: 019291      TIPOLOGIA: R.0.3.0.Z.1
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 8º Ano
 Nome: _____________________________________________ Nº______ Data: __/__/____ Nota ______

1. Como os africanos vieram para o Brasil no século XVI?
 A. (    ) De livre e espontânea vontade.
B. (    ) Para trabalhar na indústria têxtil.
C. (    ) Como colono nas fazendas de café.
D. (X) Foram trazidos para cá para trabalhar como escravos.

2. De onde eram os africanos que vieram para o Brasil no século XVI?
A. (    ) Todos de uma mesma tribo africana.
B. (    ) Do país chamado África.
C. (X) De diferentes lugares do continente africano.
D. (     ) Do Egito.

3. Conseguir seres humanos na África para vendê-los na América era um negócio:
A. (     ) Que não deu muito lucro.
B. (X) Altamente lucrativo.
C. (     ) Que os traficantes usavam as redes sociais, na internet, para conseguir escravos.
D. (    ) Que deu muito prejuízo às metrópoles europeias.

4. A escravização de seres humanos no século XVI, foi um negócio que participaram:
A. (X) Europeus e africanos.
B. (    ) Somente africanos.
C. (    ) Europeus e brasileiros.
D. (    ) Somente brasileiros.

5. Sobre o funcionamento do tráfico de escravos: Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A. Passo nº1
B. Passo nº2
C. Passo nº3

A. (3) Os prisioneiros eram negociados com os traficantes, que os vendiam na América como escravos.
B. (2) Os traficantes forneciam tabaco, aguardente, pólvora e sobretudo, armas de fogo aos chefes africanos ; em troca, exigiam prisioneiros de guerra.
C. (1) De posse dessas armas, os chefes africanos faziam guerra e obtinham prisioneiros.

6. O que eram os tumbeiros?

R: Tumbeiros eram os navios que traziam os escravos africanos para o Brasil. Deve-se ressaltar que esse nome é em referência ao número elevado de cativos que morriam durante a viagem. 

7. Sobre a travessia dos africanos até chegar ao Brasil. Complete as frases:

A. Nas fortalezas do litoral africano, homens, mulheres e crianças eram forçados a embarcar em navios pequenos e frágeis, conhecidos como navios negreiros.
B. As condições de viagem eram horríveis, a comida era pouca e de má qualidade. As pipas de água também eram poucas, para não ocupar lugar no navio.

8. Sobre como os africanos chegavam ao Brasil, marque a alternativa FALSA:
A. (     ) Os africanos chegavam ao litoral brasileiro confusos e cansados, sem saber onde estavam.
B. (     ) Nos mercados do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Luís eram examinados, avaliados e comprados.
C. (     ) Como propriedade de outra pessoa, os escravizados podiam ser vendidos, alugados ou leiloados.
D. (X) Chegavam empolgados para trabalhar no Brasil.

“A comunidade negra brasileira transformou dia 20 de novembro, o dia que o Zumbi dos Palmares foi morto, em dia Nacional da Consciência Negra.”  

9. Sobre o Zumbi dos Palmares marque a alternativa FALSA:
A. (    ) Era um jovem guerreiro nascido em Palmares.
B. (    ) O Zumbi começou a se destacar em Palmares por sua força e liderança.
C. (X) Zumbi era um príncipe africano.
D. (    ) Quando a capital de Palmares foi incendiada, Zumbi ferido em combate, conseguiu escapar e resistiu por vários meses e depois foi morto.

10. Calcula-se que entre 5% e 25% dos africanos escravizados morriam durante as viagens nos navios negreiros. Por isso esses navios eram chamados de:
A. (    ) Embarcações da morte
B. (
X) Tumbeiros 
C. (    ) Navio da morte
D. (    ) Navieiros
E. (    ) Navinegreiros

11. Alguns escravos fugidos, para dificultar a captura e garantir a subsistência, formavam comunidades com organização social própria e uma rede de alianças com diversos grupos da sociedade, os chamados:
A. (    ) Tocas
B. (
X) Quilombos 
C. (    ) Eito
D. (    ) Moradias
E. (    ) Senzalas

12. As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:
A. (X) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
B. (    ) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
C. (    ) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
D. (    ) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino do Rio de Janeiro para a Bahia.
E. (    ) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.

13. Que interesses tinham os jesuítas nos povos indígenas? 

R: Os padres jesuítas se interessavam pelos indígenas com a finalidade de promover o processo de catequização, ou seja, converter os nativos ao catolicismo. 

14. Por que os bandeirantes preferiam capturar os índios das missões? 

R: Os índios das missões eram convertidos ao catolicismo, facilitando a exploração por parte dos bandeirantes.

15. Assinale a alternativa correta. Que nome tinham as bandeiras que iam para o sertão buscar os indígenas pela força, numa verdadeira caçada humana?
A. (    ) Monções
B. (    ) Missões
C. (    ) Apresamento
D. (X) Bandeiras
Resultado de imagem para charges sobre os jesuitas catequizando

16. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: Os padres jesuítas convertiam os negros africanos ao catolicismo, maneira encontrada para evitar que os escravos se organizassem para promoverem revoltas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário