quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Prova com gabarito - 9º Ano - E. E. Moacyr de Mattos

E. E. Moacyr de Mattos 
                       Avaliação de História – Turma 9º Ano _____
                     Prof. Moisés Rodrigues – Valor: 8.0 pontos
Nome:_____________________________________________ ____ Data: __/__/____

1. Qual foi o principal objetivo de Mao Tsé-Tung (ou Mao Zendong) com a promoção da Revolução Cultura Chinesa em 1966?
A. (    ) Estabelecer uma abertura à liberdade de pensamento e de expressão na China.
B. (    ) Promover a integração das culturas tradicionais do Oriente e do Ocidente.
C. (X) Reconquistar a hegemonia dentro do Partido Comunista e do Estado Chinês.
D. (    ) Estabelecer vínculos com os Estados Unidos e com a contracultura.
E. (    ) Desenvolver a cultura chinesa nas áreas da música erudita e das artes plásticas.

2. O principal veículo de divulgação das ideias de Mao Tsé-Tung, que fez com que se desencadeasse o chamado movimento maoísta, foi:
A. (    ) O filme “A sociedade do Espetáculo”.
B. (X) O livro intitulado “O livro vermelho”.
C. (    ) O livro intitulado “Minha Luta”.
D. (    ) O filme “O último imperador”.
E. (    ) o livro intitulado “ Imperialismo: Nova fase do Capitalismo”.

3. Um dos efeitos colaterais mais patentes da Revolução Cultural Chinesa sobre a tradição desse país foi:
A. (X) A destruição de templos religiosos e a expulsão de monges.
B. (    ) A disseminação da ópera tradicional chinesa por todo o país.
C. (    ) O convite de intelectuais e artistas de outras regiões do mundo para estudarem a tradição chinesa.
D. (    ) A rejeição do culto à personalidade de Mao Tsé-Tung.
E. (    ) A rejeição da leitura do “Livro Vermelho”.

4. A Grande Marcha empreendida nos anos 30 por Mao Tsé-tung e seus seguidores foi:
A. (    ) Uma fuga dos contingentes comunistas que estavam sendo perseguidos pelas tropas do Kuomitang.
B. (    ) Uma fuga dos seguidores de Mao perseguidos pelas tropas japonesas que invadiram a Manchúria.
C. (    ) Uma tentativa das tropas comunistas de cortar as linhas de abastecimento das tropas nacionalistas.
D. (    ) Uma tentativa das tropas de Mao de cercar as tropas japonesas que haviam invadido a Manchúria e o norte da China.
E. (X) A marcha empreendida pelos comunistas sobre Nankim para derrotar as tropas do Kuomitang.

5. Para conseguir estimular a industrialização chinesa, Mao Tsé-tung lançou um programa de planejamento econômico que ficou conhecido como:
A. (     ) Plano Quinquenal.
B. (     ) Grande Marcha.
C. (     ) Plano Salte.
D. (     ) Revolução Cultural.
E. (X) Grande Salto Adiante.

Ele defendia a independência da Índia por meio de uma resistência pacífica, que implicava em atos de desobediência civil e ação não violenta contra os colonizadores ingleses.

6. Qual o nome do principal líder do movimento de libertação da Índia? 
A. (X) Mahatma Gandhi
B. (    ) Nelson Mandela
C. (    ) Yasser Arafat
D. (    ) Nehru

7. Utilizando seus conhecimentos sobre a Revolução Chinesa, relacione as duas colunas abaixo:
I - Grande Salto em Frente
A. Movimento de contestação do poder do Partido Comunista, que posteriormente foi liderado por Mao Tsé-tung, colocando-o contra seus inimigos.
II – Kuomintang
B Recuo das forças do Partido Comunista Chinês pelo território do país, durante a guerra civil contra os nacionalistas.
III - Grande Marcha
C Plano quinquenal que pretendia impulsionar a industrialização chinesa;
IV - Revolução Cultural
D Partido Nacionalista da China, liderado por Chiang Kai-shek, e que governou entre as décadas de 1920 e 1940.
A alternativa que indica corretamente a relação das duas colunas é:
A. (    ) I-d; II-a; III-b; IV-c.
B. (    ) I-b; II-a; III-c; IV-d
C. (    ) I-c; II-a; III-d; IV-b
D. (X) I-c; II-d; III-b; IV-a

8. Como ocorreu de fato a independência indiana? 
A. (    ) Através de sucessivos ataques aos ingleses.
B. (    ) Através de acordos entre ingleses e indianos.
C. (X) Por meio de protestos não violentos e boicotes aos produtos indianos.
D. (    ) Pela pressão internacional

9. Qual o nome da política segregacionista sul africana que impedia que os negros fossem proprietários de terras ou participassem da política, sendo obrigados a viver em zonas residenciais segregadas?
A. (    ) Sionismo
B. (X) Apartheid
C. (    ) Holocausto
D. (    ) Boicotes

Na década de 1960, as Américas foram sacudidas por um verdadeiro furacão: a Revolução Cubana. Iniciada em 1959, devastou as estruturas políticas até então existentes. Figuras como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Che Guevara tornaram-se ícones da juventude do período e foram "imitados" por jovens de todo o mundo que buscavam contestar os regimes políticos e o poder tradicional.

10. Tendo isso em conta, Cite duas causas que expliquem a Revolução Cubana.

R: As causas da Revolução Cubana foram as condições de miséria e fome da população, o imperialismo norte-americano e o autoritarismo do ditador Fulgêncio Batista.

11. Quem foi Fulgêncio Batista?
A. (    ) Mártir da luta pela Independência de Cuba, inspiração dos revolucionários cubanos.

B. (    ) Pai de Fidel Castro.
C. (X) Presidente cubano apoiado pelos Estados Unidos, expulso pelos revolucionários.
D. (    ) Líder da Cooperativa de Plantadores de Cana de Açúcar de Cuba.
E. (    ) Abolicionista cubano.

12. Qual foi o apoio dado pela União Soviética aos revolucionários até a conquista de Havana?
A. (X) Financeiro
B. (    ) Militar
C. (    ) Moral
D. (    ) Nenhum.

A África é um continente assolado pela miséria, por doenças  e pela fome. Apesar de ter muitas riquezas naturais, enfrenta dificuldades para gerar desenvolvimento econômico sem ajuda externa.    Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos.
  
13. Explique o que foi o APARTHEID?

R: O Apartheid foi uma política de segregação que existiu na África do Sul, onde os negros eram proibidos de frequentar os mesmos locais que os brancos.

Resultado de imagem para charge sobre o bloqueio economico
  

14. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem acima consiste no bloqueio econômico que os EUA organizaram sobre o governo comunista de Cuba. Diante de tal bloqueio, os países americanos não poderiam estabelecer relações comerciais com os cubanos. A finalidade era impedir que a economia do país se desenvolvesse.

Em 1912, dois anos após a formação da União Sul-africana, uma organização política formada por bôeres (descendentes de holandeses) e subjugada à autoridade britânica, uma importante organização de negros sul-africanos foi fundada.

15. Seu nome era:
A. (    ) Partido Nacional Africano
B. (    ) Partido do Apartheid
C. (X) Congresso Nacional Africano
D. (    ) Partido do Soweto.
E. (    ) Organização nelsonmadelista.

16. Nelson Mandela foi um dos ícones da resistência contra o regime do Apartheid na África do Sul. O seu histórico como membro da resistência dividiu a opinião pública internacional, sobretudo pelo fato de ele:
A. (    ) Ter recebido o Nobel da Paz.
B. (    ) Ter apoiado o apartheid no fim dos anos 1990.
C. (    ) Ter se tornado Secretário Geral da ONU.
D. (    ) Ter fugido da prisão onde ficou, na ilha Robben.
E. (X) Ter participado da luta armada e de ações terroristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário