quarta-feira, 1 de junho de 2016

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - Turma: 1° Ano

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: ___/___/16
  Aluno(a):____________________________Turma: 1º ano ____Turno: ____ Nota: _____

1. (0.5) As lutas por riquezas e territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o Mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:

A. (X) romanos e cartagineses.
B. (   ) gregos e persas.
C. (   ) macedônicos e romanos.
D. (   ) romanos e germânicos.
E. (   ) gregos e romanos.

2. (0.5) Dentre os movimentos sociais que marcaram a República Romana, podemos destacar as lutas entre patrícios e plebeus. Sobre estas lutas, é correto afirmar:

A. (   ) O casamento entre patrícios e plebeus não foi permitido, apesar das conquistas do povo romano nas lutas contra os patrícios.
B. (   ) Apesar da marginalização política, não havia discriminação entre patrícios e plebeus.
C. (X) Os plebeus conquistaram, em 367 a.C, o direito de participar do consulado com a promulgação da Lei Licínia, que também regulamentou a exploração das terras públicas.
D. (   ) Quando um patrício tornava-se insolvente, sem condições de pagar dívidas, tinha de se submeter ao nexum. Este foi um dos fatores que causou os conflitos entre plebeus e patrícios.
E. (   ) Em 450 a.C, foi publicada a Lei das Doze Tábuas, um dos fundamentos do Direito Romano, que não assegurou a igualdade jurídica entre patrícios e plebeus.

"A atividade dos Gracos foi objeto de debates apaixonados e formulavam-se sobre ela os juízos mais diversos (... ). Os políticos romanos dividiam-se nitidamente em dois grupos ou partidos, pelos quais os Gracos eram considerados heróis ou criminosos."







3. (2.0) O autor refere-se aos irmãos Tibério e Caio Graco, tribunos da Assembleia da Plebe de Roma no século II a.C.

A. Como estava constituída a sociedade romana na época de atuação dos irmãos Tibério e Caio Graco?

R: A sociedade estava constituída de acordo com uma desigualdade social extrema, onde os plebeus lutavam por direitos e era massacrados pelos patrícios.

B. Dê uma razão pela qual os irmãos Graco eram "objeto de debates apaixonados".

R: As razões pelas quais eram objetos de debates apaixonados giravam em torno da busca pela divisão das terras e maior participação dos plebeus e do tribuno da plebe nas decisões políticas. 

Fomos em busca dos homens fugidos de nosso povoado e descobrimos que cinco deles e suas famílias estavam nas terras de Eulogio, mas os homens deste senhor impediram nos com violência de nos aproximar da entrada do domínio. 
(Egito romano, em 332 d.C.)
... os colonos não têm liberdade para abandonar o campo ao qual estão atados por sua condição e seu nascimento. Se dele se afastam em busca de outra casa, devem ser devolvidos, acorrentados e castigados. 
(Valentiniano, em 371 d.C.) 

4. (1.0) Os textos mostram a 

A. (   ) capacidade do Império romano de controlar a situação no campo, ao levar a cabo a política de transformar os escravos em colonos presos à terra. 
B. (   ) luta de classes, entre camponeses e grandes proprietários, pela posse das terras que o Estado romano, depois da crise do século III, é incapaz de controlar. 
C. (   ) transformação, dirigida pelo governo do Baixo Império, das grandes unidades de produção escravistas em unidades menores e com trabalho servil. 
D. (   ) permanência de uma política agrária, mesmo depois da crise do século III, no sentido de assegurar um número mínimo de camponeses soldados. 
E. (X) impotência do governo romano do Baixo Império em controlar a política agrária, por ele mesmo adotada, de fixar os pobres livres no campo.

5. (0.5) Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?

A. (   ) O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.
B. (X) O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
C. (   ) O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e camponeses.
D. (   ) O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.

6. (0.5) Durante a República Romana, a conquista da igualdade civil e política, os tribunos da plebe e a lei das Doze tábuas foram decorrentes:

A. (X) Da marginalização política, discriminação social e desigualdade econômica que afetavam a plebe romana.
B. (   ) Do elevado poder do exército, que para conter a pressão das invasões bárbaras realizou reformas político-administrativas.
C. (   ) Do afluxo de riqueza para Roma devido às conquistas e enfraquecimento da classe eqüestre.
D. (   ) Da elevação do cristianismo que pregava a igualdade de todos os homens

7. (5.0) A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:

A. (   ) Os "plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.
B. (X) Os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida.
C. (   ) Os "clientes" eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores.
D. (   ) Os "patrícios" foram igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas


8. (0.5) O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?

A. (   ) Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B. (   ) Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C. (X) Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D. (   ) Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.

9. (0.6) Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos importantes da cultura e religião romana?

A. (   ) Artes plásticas totalmente inovadora, realização de Jogos Olímpicos e religião monoteísta (antes do cristianismo).
B. (   ) Esculturas e pinturas inspiradas na arte egípcia, realização de atividades culturais para toda população e ausência total de religião.
C. (   ) Valorização da cultura africana, desvalorização total da cultura grega e religião baseada nos elementos da natureza.
D. (X) Luta de gladiadores, esculturas inspiradas na arte grega, existência de mitos e religião politeísta (antes do cristianismo).
  
10. (0.5) Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:

A. (   ) O Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em cidades da Ásia e África.
B. (X) A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
C. (   ) A crise do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D. (   ) O Império Romano entrou em crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século V.

11. (0.5) Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?

A. (X) O direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
B. (    ) A religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo ocidental.
C. (    ) As técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do processo de mumificação de corpos.
D. (    ) A língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e cultura.

12. (0.5) Quanto à história de Roma, pode-se considerar que:

A. (    ) No Império Romano, todos os homens livres - os cidadãos - eram proprietários de terras
B. (    ) No Império Romano, a base da economia era o comércio e a indústria
C. (    ) Na passagem da República para o Império, Roma deixou de ser uma democracia e transformou-se numa oligarquia
D. (X) Os irmãos Tibério e Caio Graco foram dois tribunos da plebe que lutaram pela redistribuição das terras do Estado (ager publicus) entre todos os cidadãos romanos
E. (    ) Roma conheceu apenas dois regimes políticos: a República e o Império.

QUESTÃO EXTRA: (1.0 ponto)



Explique a charge acima de acordo com os seus conhecimentos.


R: A charge acima faz uma referência muito engraçada sobre a situação de corrupção no Brasil, sendo associado ao fato de "mamar nas tetas" do governo (empregado com a finalidade de ilustrar o roubo e desvio de dinheiro público). Tal elemento verificado na imagem torna-se ainda mais cômico quando é ligado ao fato místico da fundação de Roma, em que Rômulo e Remo teriam sido amamentados por uma loba após ser resgatada às margens do rio Tibre. 

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