domingo, 24 de abril de 2016

O movimento iluminista


Uma definição precisa sobre o movimento iluminista consiste na ideia de que foi um movimento que se desenvolveu na Europa do século XVIII e que exerceu enorme influência na forma pela qual se compreende a política, a sociedade, a economia e a religião. Além disso, deve-se ressaltar que tal movimento inspira a nossa visão do mundo contemporâneo. A palavra Iluminismo vem do verbo iluminar, ou até mesmo ilustração que significa ilustrar, cujo significado é brilhante, polido.
A partir do século XVIII houve uma transformação no modo de pensar da sociedade, contrariando a concepção de conhecimento existente na Idade Média. Em outras palavras, no período feudal a produção de saberes acontecia seguindo parâmetros conhecidos como Teocentrismo (Deus estava no centro de tudo), ou seja, todos os fenômenos da natureza, doenças ou catástrofes naturais eram explicados como sendo a vontade de Deus. Não existia uma explicação científica para tais eventos, pois somente a Igreja Católica controlava a sistematização de conhecimentos. No que diz respeito ao Iluminismo houve uma valorização de uma nova forma de se analisar o mundo, conhecido, sobretudo, como Antropocentrismo (o homem no centro de tudo). Com isso, os homens passaram a ser considerados seres racionalmente capazes de explicar o mundo ao seu redor. Por isso, a igreja perdeu sua hegemonia no continente europeu.
Deve-se enfatizar que, a partir do século XVIII, em função das transformações na ciência e na técnica ocorrida na Europa Ocidental, os homens passaram a acreditar que apenas o pensamento racional (e não mais a fé) seria capaz de promover o desenvolvimento das sociedades. Para tanto, deveria se libertar de toda forma de superstição, de preconceito, de medo (considerados irracionais). Dessa forma, a base do pensamento iluminista é a valorização da razão humana como fonte de conhecimento.
René Descartes
Uma das características do movimento iluminista consiste no  estímulo a realização de experimentos científicos, promovendo um avanço significativo no processo de produção de conhecimentos. Com a finalidade de reunir todos os saberes do período, os iluministas franceses decidiram criar uma enciclopédia, que se transformou num excelente instrumento de divulgação dos princípios do movimento. Com isso, aconteceu a revalorização da tradição investigativa da Antiguidade Clássica e do Renascimento para entender e explicar tanto o mundo quanto o Ser Humano. Com isso, o experimentalismo e o racionalismo, representados pelas obras de René Descartes e Isaac Newton, são exemplos disso.
Os iluministas defendiam a liberdade, a tolerância e a igualdade dos indivíduos perante a lei. Esses princípios se tornariam objetos de reivindicações das lutas democráticas travadas nos séculos seguintes em muitas partes do mundo. Em cada localidade em que o movimento floresceu, o iluminismo teve desdobramentos diferentes. No continente americano, marcado pela exploração colonial, o iluminismo inspirou os movimentos de revolta e de independência, que contribuíram para o fim do pacto colonial. Já na França, os ideais de liberdade e de igualdade fizeram com que a Revolução Francesa tornasse possível e, sobretudo, levasse à tomada do poder pela burguesia. Já em Portugal e em outras nações europeias, provocou reformas modernizadoras que ficaram conhecidas como despotismo esclarecido.
Um dos principais alvos das críticas dos iluministas era o absolutismo (forma de governo em que o poder se encontra concentrado nas mãos dos reis), que simbolizavam o autoritarismo em voga. Além disso, tais reis absolutistas afirmavam que a função que eles exerciam significava a vontade de Deus e, dessa maneira, eram considerados pessoas de natureza diferente, superiores aos demais. Portanto, diversos autores formularam teorias que contestavam o poder absoluto do rei.
John Locke
Um desses pensadores foi John Locke, que defendia a ideia de que a vida, a liberdade e a propriedade privada eram direitos humanos naturais. Para ele os governos haviam surgido por intermédio de um contrato social feito entre os homens para a preservação desses direitos. Portanto, caso o governo não cumprisse sua razão de ser – a de proteger e garantir o livre curso da igualdade social -, a sociedade teria direito à rebelião e à substituição do governante tirânico. Além disso, Locke afirmava a concepção de liberalismo político, ou seja, o Estado não era patrimônio pessoal e exclusivo do soberano, por isso, deveria compartilhar o poder de decisão sobre os assuntos de interesses comum com os representantes dos proprietários de terra, reunidos em um parlamento.
Barão de Montesquieu
Outro importante pensador iluminista foi o Barão de Montesquieu, que criticou o Estado absolutista francês e fez elogios ao governo inglês, que era controlado pelo parlamento e não apenas pelo monarca. Montesquieu desenvolveu a teoria da separação e da independência dos poderes do Estado, segundo a qual o governo seria exercido pelo Legislativo (que elabora as leis), pelo Executivo (que executa as leis, governando o Estado) e pelo Judiciário (que julga e estabelece as punições dos que desobedecem as leis). Para o filósofo, esta divisão impediria que algum poder quisesse se sobrepor aos demais.
Outro importante destaque no produção de conhecimentos foi o Voltaire, que criticava a posição da Igreja e a censura de seu tempo. É sua a frase: “Não concordo com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las”. Além disso, o pensador defendia a ideia de que a monarquia respeitasse os direitos individuais e na qual o rei fosse um homem “esclarecido”, ou seja, que tivesse ideias que promovesse o desenvolvimento e a modernização da nação.
Jean-Jacques Rousseau
 Por fim, Jean-Jacques Rousseau foi o responsável pelas críticas mais radicais à Igreja e à concentração de poder nas mãos dos reis. Em seus escritos, Rousseau se mostrou favorável à formação de um governo popular em oposição à Monarquia absolutista. Por essa razão ficou conhecido como “pai da democracia”. Suas ideias tiveram grande aceitação entre as camadas populares e a pequena burguesia europeia, especialmente quando defendia que a nova sociedade deveria ser composta, fundamentalmente, de pequenos proprietários e que o povo deveria exercer sua autoridade diretamente, sem intermediários.
No que diz respeito ao setor da economia, duas correntes de pensamento foram criadas no contexto do Iluminismo. O primeiro foi a Fisiocracia, que afirmava que a terra era a única fonte de riqueza, e a agricultura era a única atividade verdadeiramente produtiva. Com isso, o comércio e a indústria seriam atividades secundárias, meramente transformadoras.
Por outro lado, uma nova doutrina ganhou força, conhecida como Liberalismo Econômico e, dessa forma, mudou o modelo econômico de diversas nações europeias. Seus pressupostos foram criados pelo escocês Adam Smith, que defendia a ideia de que a riqueza das nações era gerada pelo trabalho, exercido por indivíduos livres. Para os liberalistas, a economia também possuía leis próprias, que funcionariam naturalmente, se necessitar da intervenção do governo. Os liberais adotavam o lema fisiocrata do “Laissez-faire, laissez-passer”, ou seja, deixe fazer, deixe passar, ressaltando a liberdade que julgavam necessária para o bom funcionamento das leis econômicas.

Vale enfatizar que diversos monarcas europeus, influenciados pelas ideias iluministas, implementaram reformas políticas, sociais e econômicas na administração de seus reinos. A finalidade era racionalizar a administração e aplicar a igualdade de impostos para todas as camadas sociais, além de incentivar a educação e a produção artística. Apesar das reformas, o caráter autoritário dos governos absolutistas foram mantidos em muitos lugares, pois os monarcas não concordavam em dividir o poder ou eliminar os privilégios. Por isso, esse tipo de governo ficou conhecido como Despotismo Esclarecido.

Voltaire
Representação das reuniões dos iluministas

 









terça-feira, 19 de abril de 2016

Prova com gabarito - 9º Ano - Escola Estadual Moacyr de Mattos

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 9º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor:  7.0 pontos

Nome:_______________________________________ Nº____

segunda revolução industrial se caracterizou, dentre outros motivos, pelo desenvolvimento de novas ferramentas, fontes de energia e setores industriais, surgidos principalmente a partir da segunda metade do século XIX.

1. Sobre as inovações da segunda revolução industrial, aponte a alternativa abaixo que está incorreta.

A. (   ) Petróleo.
B. (   ) Energia Elétrica.
C. (   ) Motor a combustão.
D. (X) Máquina a vapor.
E. (   ) Aço.

Sobre a Revolução Industrial:
I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.
II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).
III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.

2. Assinale, agora, a alternativa mais adequada:

A. (X) I e II estão corretas.
B. (   ) III e II estão incorretas.
C. (   ) todas estão incorretas.
D. (   ) todas estão corretas.
E. (   ) I e III estão corretas.

3. O que é capitalismo monopolista?

A. (   ) Imenso número de empresas disputam o mercado.
B. (X) Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
C. (   ) O mercado é dominado pelas multinacionais
D. (   ) Grupo restrito de transnacionais dominam o mercado

4. A Segunda Revolução Industrial foi simbolizada pelo:

A. (   ) Ferro, carvão e energia a vapor.
B. (   ) Ferro, carvão e eletricidade.
C. (   ) Aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
D. (X) Aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).

5. O que é Imperialismo?

A. (X) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
B. (   ) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C. (   ) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D. (   ) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

6. Quais necessidades determinaram o Imperialismo?

A. (   ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes.
B. (   ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C. (X) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D. (   ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.

“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”

7. Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:

A. (   ) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
B. (X) Segundo o texto, a máquia a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
C. (   ) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
D. (   ) Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
E. (   ) O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.

8. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: Reconhecer que os trabalhadores realizavam suas atividades sem saber o que realmente estavam fazendo. Esse processo aconteceu mediante a divisão do trabalho no interior das fábricas, no contexto da Revolução Industrial.

9. Entre as propostas dos participantes da Semana de Arte Moderna, podem ser citadas: 

A. (   ) A adesão ao futurismo, movimento vanguardista nascido nos Estados Unidos 
B. (X) A renovação na linguagem das artes brasileiras, incluindo literatura, escultura, música, pintura, e uma maior conexão com a identidade e a realidade nacionais 
C. (   ) Uma reforma ortográfica que privilegiasse a oralidade da língua portuguesa 
D. (   ) A renovação estética sobretudo das artes plásticas brasileiras, incluindo pintura, escultura, arquitetura e cinema.

10. Defina os conceitos abaixo:
A. Truste

R: Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. 

B. Cartel

R: As empresas unem-se para determinarem os preços e condições do mercado. Assim, fazem com que se torne um círculo restrito a eles.

C. Holding

R: Uma união de empresas que juntas, formam uma única para administrar, gerenciar uma outra empresa que pode ou não ser em um outro ramo de atividade diferente das formadoras desse grupo, mas que podem trabalhar dentro dela otimizando os custos e gatos.

11. Leia os textos abaixo e responda as questões a seguir:

Texto 1
 “Toda manhã, às cinco horas, o diretor deve tocar o sino para o início do trabalho, às oito horas para o café da manhã, depois de meia hora para o retorno ao trabalho, ao meio dia toca o sino para o almoço e às oito para o fim do expediente, quando tudo deve ser trancado.”

Texto 2
 (...) Na realidade não havia horas regulares: os mestres e gerentes faziam conosco o que desejavam. Os relógios das fábricas eram constantemente adiantados de manhã e atrasados à noite; em vez de serem instruídos para medir o tempo, eram usados como disfarce para cobrir o engano e a opressão. Embora isso fosse do conhecimento dos trabalhadores, todos tinham medo de falar e o trabalhador tinha medo de usar o relógio, pois não era incomum despedirem aqueles que ousavam saber demais a ciência das horas.

A. Qual era, em média, a jornada de trabalho numa fábrica da Inglaterra na época tratada no texto1?

R: A carga horária apresentada no texto é de 15 horas diárias.

B. Qual a importância do sino nessa instituição?

R: O sino representava os momentos que as atividades deveriam ser realizadas, além de controlar o tempo dos trabalhadores.

C. Que elementos de exploração dos trabalhadores você identifica no texto 2? Justifique sua resposta.

R: O relógio das fábricas eram atrasados a noite e adiantados de manhã, fazendo com que o trabalhador trabalhasse ainda mais durante o dia.

D. Os dois textos tratam sobre o uso e a apropriação do tempo pelos patrões e operários. Por que é importante para o patrão ter o controle do tempo?

R: É importante para que o trabalhador fosse explorado ainda mais pelo patrão e, além disso, provocasse o aumento da produção.

E. Por que o texto 2 diz que o trabalhador tinha medo de usar relógio?

R: Os trabalhadores tinham medo de usar relógio porque poderiam ser demitidos pelos seus patrões.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Prova com gabarito - Turma: 8º Ano - Escola Estadual Moacyr de Mattos.

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 8º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor:  7.0 pontos

Nome:_______________________________________ Nº____

1. (0.5) No período do século XVII a Inglaterra viveu constantes lutas revolucionárias, o conjunto de acontecimentos desse período denomina-se:
A. (   ) Revolução industrial
B. (   ) Revolução espanhola
C. (X) Revolução inglesa
D. (   ) Revolução de Gentry

E. (   ) Revolução monárquica 

2. (0.5) Não corresponde uma das medidas adotadas pela monarquia inglesa do século XVII que demostravam interesses comuns:
A. (   ) A centralização do poder político como garantia de ordem social.
B. (   ) A uniformização de pesos e medidas e das tarifas para facilitar o comércio.
C. (   ) A permissão concedida aos corsários para atacar navios inimigos.
D. (X) O incentivo dado à expansão marítima e comercial. E. (   ) O apoio oferecido ao catolicismo para catequizar os escravos.

A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis aos desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra. 

3. (1.0) Com base em tal afirmação, explique de que forma a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra uma das maiores potências econômicas do período.

R: A Revolução Gloriosa fez com que o poder os ingleses concentrasse o poder e, além disso, provocou o desenvolvimento do comércio marítimo. A burguesia inglesa acumulou poder e alcançou uma participação efetiva no governo.

4. (0.5) Carlos I é derrotado definitivamente em 1649. Nesse ano Cromwell instaura:
A. (   ) a monarquia constitucional.
B. (   ) a República
C. (   ) um governo popular.
D. (X) a república puritana.
E. (   ) a monarquia absolutista.

A morte de Cromwell, em 1658, desencadeou uma nova onda revolucionária na Inglaterra, pois seu filho e sucessor, Richard, não conseguiu ter a mesma força política do pai.

5. (0.5) A situação na Inglaterra só se estabilizou em 1688, com a chamada:
A. (   ) Revolução Anarquista.
B. (   ) Reforma Anglicana
C. (   ) Revolução dos Navegadores
D. (X) Revolução Gloriosa
E. (   ) Revolução Industrial.

6. (0.5) Durante a Revolução industrial foi implantado na manufatura um processo que deu origem às linhas de produção e montagem:
A. (   ) A produção em grande escala
B. (   ) A produção individual
C. (X) A divisão do trabalho
D. (   ) A união do trabalho
E. (   ) A união dos serviços em grande escala.









7. (1.0) Explique a charge acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge significa que os trabalhadores era tratados como escravos, trabalhavam intensamente sem direitos trabalhistas, como escravos.

8. (0.5) A Revolução Industrial trouxe como resultado social.

A. (    ) uma melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de trabalho.
B. (    ) a garantia de emprego a todos os assalariados.
C. (X) a constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho.
D. (    ) uma camada social assalariada, tendo como suporte às suas necessidades, uma forte legislação sindical.
E. (    ) uma melhoria nas condições de habitação e criação de saneamento básico nas cidades.

A chamada "Revolução Gloriosa" (1688-1698) fez triunfar na Inglaterra as idéias liberais, praticamente um século antes do que iria acontecer na França e em outras partes da Europa.

9. (0.5) Assinale a ÚNlCA alternativa que corresponde aos resultados obtidos por esse movimento:
 A. (    ) expansão marítima e início da colonização da América por ingleses;
B. (    ) implantação do capitalismo industrial e criação dos primeiros bancos comerciais;
C. (X) limitação da autoridade real e consolidação do parlamentarismo;
D. (    ) declaração dos direitos universais do homem e do cidadão e proibição da escravidão;
E. (    ) introdução da democracia e concessão de direitos políticos para todos.

10. (0.5) Quem foi o líder da República Puritana?
 A. (    ) Guilherme de Orange
B. (     ) Jaime I
C. (     ) Jaime II
D. (     ) Jaime III
E. (X) Oliver Cromwell

11. (1.0) Analise o texto. Depois responda.

Educação para todos

"Há mais de quarenta anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que 'toda pessoa tem direito à educação. No entanto, apesar dos esforços realizados por países do mundo inteiro para assegurar o direito à educação para todos, persistem as seguintes realidades:
- mais de 100 milhões de crianças, das quais pelo menos 60 milhões são meninas, não tem acesso ao ensino primário; [...]
- mais de 100 milhões de crianças e incontáveis adultos não conseguem concluir o ciclo básico, e outros milhões, apesar de concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais. [...]"
                                               
                                              Texto extraído da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, 1990.

A. Segundo o texto, no que se refere à educação qual o direito de toda pessoa?

R: Ter educação.

B. No entanto, qual era a situação verificada em 1990?

R: As crianças não tinham acesso a educação nem ao mercado de trabalho.

C. E qual a situação das crianças no Brasil, no que se refere ao trabalho?

R: "Mais de 100 milhões de crianças não conseguem concluir o ciclo básico e não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais."

D. Na sua opinião, o que isso atrapalha na educação?

R: Se não conseguem concluir o aprendizado, as pessoas não tem direito ao mercado de trabalho.