sexta-feira, 18 de março de 2016

Prova com gabarito - Escola Estadual Monsenhor Rocha - Turmas: 2º Ano.

   ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                 Disciplina: História-Valor: 8 pts. Data: ___/___/2016
  Aluno(a):_____________________________________Nº______ Turma: 2º Ano:__   Turno: ________ Nota: _____

Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.

1. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.

A. Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
B. Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
C. Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
D. Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.

E. Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

“[El rei D. João III] ordenou que se povoasse esta província, repartindo as terras por pessoas que se lhe oferecessem para as povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um cinquenta léguas por costa com todo o seu sertão, para que eles fossem não só senhores mas capitães delas pelo que se chamam e distinguem por capitanias.”

2. Ao receber uma capitania hereditária, o donatário recebia também o Foral, um documento onde eram determinados os seus direitos e deveres nas terras a ele concedidas. Dentre esses direitos e deveres não constava:
A. O direito de repassar a concessão das capitanias a um descendente.
B. O dever de cumprir as funções militares e judiciais na capitania.
C. O direito de controlar o direito de passagem nos rios e portos.
D. O direito de vender as terras recebidas a terceiros.
e) fundar vilas.

3. Explique o significado do ESCAMBO.

R: Escambo foi a primeira forma de exploração do trabalho indígena estabelecido pelos portugueses. Os nativos trabalhavam de uma forma compulsória em troca de objetos que, para os portugueses, não tinham tanto valor.

4. A centralização político-administrativa do Brasil colônia foi concretizada com a
a) criação do Estado do Brasil.
b) instituição do governo-geral.
c) transferência da capital para o Rio de Janeiro.
d) instalação do sistema das capitanias hereditárias.
e) política de descaso do governo português pela atuação predatória dos bandeirantes.

5. Quais as únicas capitanias hereditárias que prosperaram economicamente? E por que as demais não alcançaram a mesma prosperidade? Justifique sua resposta.

R: As Capitanias Hereditárias que alcançaram sucesso foram: São Vicente e Pernambuco. No que se refere ao fracasso das demais Capitanias, houve uma série de ataques dos indígenas, falta de capacidade dos donatários ao administrar as terras e, além disso, os portugueses que chegavam ao Brasil não conseguiam se adaptar ao clima do país.

O texto abaixo, do ano de 1612, refere-se ao período colonial brasileiro. Leia-o com atenção.
            "Os bens dos vassalos deste Estado são engenhos, canaviais, roças ou sementeiras, gados, lenhas, escravos, que são o fundamento em que se estriba essa potência [...] porém a [posse] dos escravos é a mais considerável porque dela depende o remédio de todos os outros.
            Estes escravos hão de ser de Guiné, vindos das conquistas ou comércios de Etiópia, ou hão de ser da própria terra, ou de uns e de outros.
            [...] Os índios da terra, que parecem de maior facilidade, menos custo e maior número, como andam metidos com os religiosos aos quais vivem sujeitos de maravilha fazem serviço, nem dão ajuda aos leigos, que seja de substância [...]"

6.  Todas as afirmativas que se seguem têm relação com o texto, EXCETO:
A. A mão-de-obra escrava foi indispensável para a produção de riquezas coloniais.
B. O tráfico negreiro foi responsável, em grande parte, pelo abastecimento de escravos na Colônia.
C. A riqueza do colonizador media-se pelo volume de suas propriedades, incluindo os escravos.
D. A contribuição do trabalho dos indígenas foi mais substancial que o dos africanos.
E. Os aldeamentos facilitaram a exploração, ainda que mais amena, da força de trabalho do índio.

7. Assinale a afirmativa que sintetiza a lógica dos empreendimentos coloniais em relação ao trabalho:
A. A mão-de-obra indígena era mais facilmente obtida por ser menos dispendiosa e pela grande quantidade de índios disponíveis na própria Colônia.
B. A necessidade de grandes contingentes de trabalhadores levou os portugueses a recorrerem ao trabalho indígena.
C. A questão da mão-de-obra foi um problema constante no período, conduzindo à escravização de índios e africanos.
D. A escravização do gentio constitui-se numa questão polêmica que contrapôs, frequentemente, lavradores e missionários.
E. O trabalho compulsório mostrou-se o mais adequado ante as diretrizes mercantilistas de ocupação e exploração coloniais.

8. Defina os escravos abaixo:

A. Escravos Ladinos

R: Escravos ladinos eram aqueles que conheciam a cultura da região em que se encontravam.

B. Escravos Boçais

R: Escravos boçais eram os cativos que não se adequavam ao trabalho exigido pelos portugueses colonizadores.

9. Analise o gráfico acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre o tráfico de escravos no Brasil Colonial. Relacione o resultado da sua análise com a substituição dos escravos indígenas pelos africanos.

R: O gráfico acima mostra o crescimento da vinda de escravos africanos para o Brasil. Vale ressaltar que os indígenas não se adaptaram ao tipo de trabalho exigido pelos portugueses.

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