quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Prova com gabarito - E. E. Venceslau José da Silva - 9º Ano


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 9º Ano 
Nome:________________________ Nº__Data: __/__/__ Nota___ 

 1- A Revolução de 1932 pode ser explicada pela:
A. (    ) Tentativa de recuperação do poder pela oligarquia paulista.
B. (    ) Frustração dos tenentes que foram afastados do poder.
C. (    ) Manipulação política das oligarquias nordestinas.
D. (    ) Luta exclusiva em torno de uma nova Constituição.
E. (    ) Insatisfação contra a ditadura de Getúlio Vargas.

 “A escolha dos candidatos à sucessão presidencial funcionará como um estopim para a mais importante revolução da história republicana. (...) Os entendimentos políticos evoluíram no sentido de agruparem-se em torno de Getúlio Vargas as forças da oposição (...) Realizaram-se, contudo, as eleições e o resultado foi favorável a Júlio Prestes. Entretanto, vinte e dois dias antes de terminar o mandato de Washington Luís, a revolução estava nas ruas.”

2. A que revolução o texto faz referência e quem assumiu a Presidência da República sucedendo a Washington Luís?
A. (    ) Revolução de 1930; Júlio Prestes.
B. (    ) Revolução de 1930; Getúlio Vargas.
C. (    ) Revolução de 1930; João Pessoa.
D. (    ) Revolução Constitucionalista de 1932; Júlio Prestes.
E. (    ) Revolução Constitucionalista de 1932; Getúlio Vargas.

3. Entre as alternativas a seguir apenas uma não se relaciona com a Era Vargas. Assinale-a:
A. (    ) Censura à imprensa e violenta repressão política durante o Estado Novo.
B. (    ) Construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda e fundação da Petrobrás.
C. (    ) Centralização de poderes e Revolução Constitucionalista de 1932.
D. (    ) Atendimento aos interesses das elites agrária e industrial e às reivindicações dos trabalhadores, atenuando o conflito entre o capital e o trabalho.
E. (    ) Alinhamento aos EUA/OTAN no contexto da Guerra Fria e abertura às multinacionais.

4. Entre as principais características da Constituição de 1934, podemos destacar como importantes conquistas, EXCETO:
A. (    ) A instituição do voto feminino;
B. (    ) Ensino primário gratuito e obrigatório;
C. (    ) Estatização das riquezas do subsolo;
D. (    ) Reconhecimento dos direitos trabalhistas como o salário mínimo, a jornada de trabalho de 8 horas, férias anuais, etc;
E. (    ) Liberdade de expressão sem restrições à imprensa.

5. Com respeito à Ação Integralista no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que
A. (    ) Foi uma cópia fiel do fascismo italiano, inclusive nas cores escolhidas para o uniforme usado nas manifestações públicas.
B. (    ) Foi um movimento sem expressão política, pois não tinha líderes intelectuais, nem adesão popular.
C. (    ) Tinha como principais marcas o nacionalismo, a base sindical corporativa e a supremacia do Estado.
D. (    ) Elegeu católicos, comunistas e positivistas como antagonistas mais significativos.
E. (    ) Foi um movimento financiado pelo governo getulista, o que explica sua sobrevivência.

6. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,
A. (    ) Era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
B. (    ) Promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
C. (    ) Estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
D. (    ) Aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as ideias liberais de Vargas.
E. (    ) Era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

7. Em novembro de 1935, eclode no Rio Grande do Norte a Intentona Comunista referência pejorativa à fracassada tentativa de tomada do poder, por meio de um plano a partir dos quartéis e apoio as ações militares com greves e manifestações de massa. O levante em questão foi de iniciativa:
A. (   ) Da Ação Integralista Brasileira
B. (   ) Da Aliança Liberal
C. (   ) Da Aliança Nacional Libertadora
D. (   ) Do Partido Democrático Paulista
E. (   ) Do Departamento Administrativo do Serviço Público

8. A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se:
A. (    ) Pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais.
B. (    ) Por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projeto nacional.
C. (    ) Pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares.
D. (    ) Pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados.

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9. Durante o governo de Getúlio Vargas, eclodiu em São Paulo um movimento que a história consagrou com o nome de Revolução Constitucionalista de 1932 Os revoltosos exigiam:
A. (    ) a participação da elite cafeeira no governo
B. (    ) aprovação de leis trabalhistas
C. (    ) extinção da censura à imprensa
D. (    ) convocação de uma Assembleia para a elaboração de uma Constituição
E. (   ) permissão para o funcionamento de sindicatos

Em novembro de 1937, Getúlio Vargas deu um golpe de Estado, com o objetivo de permanecer na presidência, uma vez que as eleições já estavam marcadas para 03 de janeiro de 1938.

10. Para dar esse golpe Getúlio Vargas armou um plano chamado de:
A. (    ) Plano de metas
B. (    ) Plano Cohen
C. (    ) Plano provisório
D. (    ) Plano salarial

Para fazer propaganda de Getúlio Vargas exaltando a figura idealizada de ditador, foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) onde o rádio passou a ser utilizado em grande escala.

11. O DIP foi criado no governo:
A. (    ) Governo provisório
B. (    ) Governo constitucionalista
C. (    ) Estado novo
D. (    ) Retorno de Vargas em 1951

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12. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa o Plano Cohen, o falso projeto de Vargas para continuar governando o Brasil. Deve-se ressaltar que o conteúdo do plano falava que os comunistas queriam tomar o país e instituir a desordem. Em outras palavras, foi um pretexto que Vargas desejava para perpetrar uma ditadura (o Estado Novo).

13. Sobre o governo de Getúlio Vargas de 1930 a 1945, analise V para verdadeiro e F para falso.
A. (V) Durante o Estado Novo foi criada a Companhia siderúrgica nacional.
B. (F) Os quinze anos de mandato de Getúlio Vargas se deu através de eleições direitas.
C. (V) Getúlio Vargas ficou conhecido popularmente como o “ pai dos pobres”.
D. (F) Com a criação da CLT, os trabalhadores perderam o direito de greve.

O Estado Novo, de Vargas, criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às idéias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político.

14. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), tinha como um dos objetivos:
A. (    ) Era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
B. (    ) Promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
C. (    ) Era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.
D. (    ) Aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as ideias liberais de Vargas.

A proclamação a seguir é do movimento que, em nome da Aliança Nacional Libertadora, os comunistas deflagraram ao final de 1935 contra o governo Getúlio Vagas (1930/45) e que trouxe consequências que marcaram as décadas seguintes da História do Brasil. O Rio Grande do Norte, desafrontado dos dias amargos em que viveu tiranizado por um governo forjado na prostituição dos princípios republicanos de outrora, hasteia-se soberbo, (...) abrindo caminho largo no solo abençoado da Pátria à entrada triunfal do Cavaleiro da Esperança - Luiz Carlos Prestes. (...) A Aliança Nacional Libertadora assegura garantias plenas a todos os cidadãos, sem distinção de credo político ou religioso (...).

A. Explique o aparecimento do nome de Luiz Carlos Prestes na proclamação dos revoltosos.

R: Luiz Carlos Prestes desenvolveu um projeto de revolução comunista no Brasil. Prestes veio da URSS e objetivava reestruturar o Brasil dentro dos moldes do comunismo. Sua formação e sua ideologia fizeram com que Prestes e Olga viessem para o Brasil para concretizar a “Intentona Comunista”.

B. Cite uma consequência do fracasso do levante de 1935 para a História brasileira dos anos 30.

R: A principal consequência foi o recrudescimento do governo Vargas que provocou, sobretudo, a instalação do Estado Novo.

Prova com gabarito - E. E. Venceslau José da Silva - 8º Ano


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 8º Ano                                Nome_________________________Nº__ Data: __/__/__ Nota___

1 A importância da Lei Eusébio de Queiróz (1850), no contexto do processo de abolição da escravatura, esta no fato de ter
A. (     ) Declarada extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores.

B. (     ) Concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848).
C. (     ) Libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade.
D.  (    ) Acabado com a venda em separado de casais africanos em leilões públicos.

2. A Lei 3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe, foi promulgada em 28 de setembro de 1885, que consistia em
A. (     ) Libertar todos os filhos de escravas nascidas a partir daquele ano.
B. (     ) Libertar os escravos com mais de 40 anos
C. (     ) Condenar a morte os escravos com mais de 30 anos.
D. (     ) Libertar os escravos com mais de 60 anos.

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.

3. Para a guerra contra o Paraguai, os países que se uniram para formar a Tríplice Aliança foram
A. (     ) Brasil, Argentina e Inglaterra
B. (     ) Brasil, Argentina e Uruguai
C. (     ) Brasil, Uruguai e Bolívia
D. (     ) Argentina, Uruguai e Bolívia

4. No século XIX, a Inglaterra pressionou diversos países para acabar com o protecionismo comercial e com a existência do trabalho compulsório. Esta situação culminou, em 1845, com o "Bill Aberdeen". Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a "Lei Eusébio de Queirós" tratando:
A. (    ) Da extinção do sistema de parceria na lavoura cafeeira;
B. (    ) Da manutenção dos arrendamentos de terras;
C. (    ) Da extinção do tráfico indígena entre o norte e o sul do país;
D. (    ) Da manutenção do sistema de colonato na lavoura canavieira;
E. (    ) Da extinção do tráfico negreiro.

5. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica do processo de Independência dos EUA?
A. (     ) O processo de independência foi pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência dos EUA.
B. (     ) A Inglaterra não aceitou a independência das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
C. (     ) Para evitar a independência de suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da Espanha, França e Holanda.
D. (     ) A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.

6. Em 1865, o acordo da Tríplice Aliança uniu quais países para a guerra contra o Paraguai?
A. (     ) Brasil, Argentina e Inglaterra
B. (     ) Brasil, Argentina e Uruguai
C. (     ) Brasil, Uruguai e Bolívia
D. (     ) Argentina, Uruguai e Bolívia
E. (     ) Argentina, Uruguai e Inglaterra 

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No período imperial brasileiro, muitas mães não queriam amamentar os seus filhos. Isso acontecia, em alguns casos, por puro recato. Um historiador apontou que “o hábito do aleitamento materno seguia a escala inversa da renda familiar”, ou seja, as mães mais ricas amamentavam muito menos do que as mães pobres. Para realizar essa tarefa, algumas famílias alugavam, de outros proprietários, escravas especializadas em amamentar e cuidar dos bebês das famílias de classe alta e média, hábito que ocorria tanto na cidade como no campo. Essas escravas ficaram conhecidas como “amas de leite”.

7. A prática do aluguel de amas de leite demonstra algumas características do escravismo brasileiro. Observando a imagem e com base no texto, podemos concluir que a escravidão do Brasil
A. (    ) contribuiu para a produção econômica, sem influenciar a cultura familiar no país.
B. (    ) esteve presente no cotidiano social, tanto na zona rural como nos meios urbanos.
C. (    ) proibiu os escravos de circularem pelos ambientes domésticos de seus proprietários.
D. (    ) manteve negros e brancos separados, evitando qualquer tipo de relação social entre eles.

8. Por que os ingleses queriam que a escravidão fosse proibida no Brasil?

R: O interesse da Inglaterra em acabar com a escravidão no Brasil consiste em conquistar um mercado consumidor para os seus produtos.

9. “A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande". Assinale a alternativa incorreta:
A. (    ) Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida
B. (    ) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
C. (     ) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai
D. (     ) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira no Uruguai
E. (     ) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros 

10. A Ku Klux Klan foi fundada em 1866 no Tennessee, Estados Unidos, após o final da Guerra Civil americana. Seu objetivo era
A. (     ) Impedir uma nova guerra civil nos Estados Unidos.
B. (     ) Distribuir terras aos escravos recém libertos.
C. (     ) Impedir a integração social dos negros recém libertados.
D. (     ) Integrar o negro na sociedade americana.

11. Leia o texto e responda as questões a seguir:

Nos Estados Unidos da década de 1870, o projeto político sulista de excluir os negros venceu. Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul. A Ku Klux Klan, formada por veteranos do exército confederado, virou uma organização de terroristas, perseguindo os negros e seus aliados com incêndios, surras e linchamentos. A depressão de 1873 apressou o declínio dos Republicanos Radicais, que sentiram a falta do apoio financeiro dos bancos. Para o público, a corrupção tolerada pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdício inaceitável.

A. De acordo com o texto, aponte dois fatores que levaram à vitória do projeto de exclusão dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão.

R: Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul.

B. Quais foram as causas da Guerra da Secessão?

R: A guerra de secessão aconteceu em decorrência das diferenças que existiam entre os estados do norte e do sul. O modelo econômico e político, completamente distinto, foi fundamental para que os conflitos acontecessem.

12. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?
A. (     ) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B. (     ) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C. (     ) Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
D. (     ) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.

13. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglatera e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
A. (     ) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B. (     ) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C. (     ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D. (     ) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
  
14. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party) ?
A. (     ) Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B. (     ) Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C. (     ) Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D. (     ) Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial.


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15. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa o episódio conhecido como “a festa do chá de Boston”, em que os colonos das Treze Colônias jogaram o carregamento de chá ao mar. Esse episódio provocou o acirramento das relações entre a América do Norte e da Inglaterra.